Curtidas ou vidas?

Atualizado: 16 de Ago de 2019



Tema: A retirada dos likes no Instagram


Por Jana Lourenço


Realizada!

Essa é minha opinião extremamente pessoal e parcial rsrs.

Há muito tempo eu já vinha falando sobre isso, sobre o quanto os números influenciavam o conteúdo compartilhado na plataforma, principalmente no meio de escritores, poetas e perfis literários. E a retirada desse "termômetro" injusto, me trouxe alívio, pois creio que as pessoas vão ler mais os escritos, sem precisar, previamente, analisar se foi "bem pontuado" através de likes.

Senti que agora, de alguma forma, todos são iguais.

Vou compartilhar aqui um texto sobre esse tema, que postei em meu perfil @paravocejanaina, no dia 05 de janeiro de 2019 (bem antes da atualização). Nele eu já expunha essa minha insatisfação com essa forma de retorno dos seguidores.


Não é sobre ter tantos mil seguidores e tantas mil curtidas, é sobre ter leitores e tocar vidas.


O Instagram é uma plataforma, no mínimo, injusta. Principalmente para quem escreve e pretende expor suas palavras. Primeiramente, porque há a possibilidade de comprar seguidores, curtidas e comentários. Só aí você já perde a graça do mérito.

Segundo, porque os seguidores, curtidas e comentários se tornaram parâmetro para algo, supostamente, bom. Quanto mais se tem, melhor é.

Sei que estou aqui escrevendo, praticamente, para o vento, que muitos estão aqui justamente pra isso, dizem que a quantidade é reconhecimento, que quanto mais pessoas alcançadas, mais vão te ler. Mas isso me incomoda ao extremo. Já fui chamada de hipócrita por isso. Me disseram que se estou aqui, é porque quero isso também. Sim, quero. Mas quero leitores, pessoas de verdade, que vão ler, curtir e comentar porque gostaram ou não, mas são reais. Que vão voltar ao perfil, mesmo que não me sigam. Que vão divulgar, apenas porque gostaram, não porque eu pedi. Sim, isso é possível. Não tenho muitos seguidores, porque excluo os fantasmas. Não sigo de volta se não gosto. Só curto, comento e divulgo se realmente gostei. Comento os que não gostei também (porque sou real).  Isso incomoda as pessoas. Elas querem que sigamos a máquina. Te sigo, você me segue. Te divulgo, você me divulga. NÃO! Não somos robôs!

Sempre recomeço do zero, com seguidores de verdade e é isso que me inspira. Pessoas reais, elas me inspiram. Eu vejo muuuuitos perfis BONS, bons de verdade, que não escrevem frases clichês, que não copiam ninguém, mas não têm o devido reconhecimento. Assim como, perfis pífios, que escrevem "Amanhã é um novo dia", sendo aplaudidos de pé, com livros e até produtos à venda. Ontem vi um post com 700 curtidas com a mesma frase que a Ana Maria Braga disse, ele (o plagiador) só mudou uma palavra. 700 curtidas por copiar alguém? Foda! Isso chega a me dar nojo. Que tipo de pessoa consome o óbvio? Será que elas não gostam que as façam pensar? Que sacudam sua mente?

Sem falar em quem não tem um layout "legal", quem não segue um padrão, não usa apps bons, daí nem param pra ler. Eu gostaria, de verdade, que você reorganizasse teus conceitos sobre isso.


Pare em um perfil que você nunca leu, porque acha que não tem uma "boa aparência" e permita-se. Releve os erros ortográficos também, isso tem conserto. Se deixe levar pelas palavras. Não seja aquele tipo de pessoa que vai em todos os directs perguntando se troca divulgação. Não faça o mesmo comentário robótico em todos os perfis. Não siga 200 pessoas por dia, pra depois deixar de seguir. NÃO COPIE! Se gostou realmente de algum post, indique para os amigos, mande o link nos grupos que faz parte. Divulgue nos stories, faça um movimento para que aquele post que te tocou tanto, toque outras pessoas também.

Faça com aquele perfil que você nunca tinha lido, mas vai parar pra ler hoje.

E você, que escreve de verdade, desencana. Quebre o "termômetro" de quanto mais números, melhor você é. Apenas escreva. Escreva para você. Não queira ter um público se nem você gosta do que escreve. Escreva o que você gostaria de ler. O que você precisa ler. Escreva o que sai da alma. Os escritos que saem da alma são os que mais tocam outras almas. Apenas escreva. . .

05.01.2019 Jana Lou


Quero saber sua opinião sobre o assunto. O que realmente pensa sobre essa retirada dos likes. Acha que pode ajudar alguns e prejudicar outros? E quem trabalha com essa exposição na plataforma, o que faz agora? Me conta aí nos comentários.


52 visualizações

contato@frutosdapoesia.com

21-99515-1649  

©2018 by Frutificando - CNPJ 38.155.042/0001-74

Estrada do Pontal, 6870 - Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro -RJ

​Todos os itens da lojinha têm frete incluso, para endereços no Brasil

O prazo de envio é de 10 dias úteis.

Não entregamos para fora do Brasil

Site criado com muito ♥ por Janaína Lourenço

Comunidade Poética. Clube de publicação de livros. | Frutos da Poesia®